«مَا تَرَكْتُ بَعْدِي فِتْنَةً أَضَرَّ عَلَى الرِّجَالِ مِنَ النِّسَاء»

quarta-feira, novembro 24, 2004

Educação Sofística

"
- Os outros sobrecarregam os jovens. Quando estes tentam fugir de um tecnicismo excessivo, os sofistas forçam-nos a atirar-se a ele, ensinando-lhes o cálculo, a astronomia, a geometria e a música - e, ao tempo que dizia isto, lançava um olhar a Hípias - ao passo que quem vier ter comigo não estudará mais nada senão o assunto que o trouxe cá. O meu ensino tem por objecto a prudência no que respeita aos assuntos próprios, de modo que a administração da casa seja o melhor possível, e, no que respeita aos da cidade, de maneira a dirigi-los na perfeição em actos e palavras.
- Então, disse eu - estarei a seguir bem as tuas palavras? Segundo me parece referes-te a arte de governar e prometes formar bons cidadãos ?
- É isso mesmo, Sócrates - disse ele - é isso que eu me proponho a fazer."
Platão, "Protágoras", por Maria Helena da Rocha Pereira.