«مَا تَرَكْتُ بَعْدِي فِتْنَةً أَضَرَّ عَلَى الرِّجَالِ مِنَ النِّسَاء»

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Socialismo

Agradecido ao blog www.ocomunista.blogspot.com

CUBA JÁ CUMPRIU 3 DOS 8 OBJECTIVOS DO MILÉNIO

"Sob embargo comercial há décadas, o país aposta em políticas sociais e atinge indicadores socieconómicos semelhantes aos da Europa"
"Cuba já cumpriu os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio de educação, igualdade de género e mortalidade infantil; deve atingir os de pobreza, saúde materna e HIV/Aids; e, se investir em ações específicas, pode alcançar os dois restantes, de sustentabilidade ambiental e parcerias para o desenvolvimento.
A avaliação é de um estudo elaborado pelo escritório do PNUD no país, que concluiu que, apesar do isolamento comercial [forçado*], a nação comandada por Fidel Castro tem tido um bom desempenho socioeconómico"."O Segundo Relatório de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio do PNUD de Cuba atribui o desempenho cubano ao modelo social do país(...). “A população, mesmo a de menor renda, tem acesso a bens e serviços que não estão ao alcance dos pobres de outros países em desenvolvimento”, afirma o relatório"."Esses benefícios têm gerado resultados que deixam a ilha de Cuba mais próxima da Europa que da América Latina.
A taxa de mortalidade infantil do país é de 5,8 mortes a cada mil nascidos vivos, semelhante à da Irlanda (6,0)(...). Praticamente todos (99,9%) os partos são acompanhados por pessoal especializado. A proporção de crianças matriculadas no ensino fundamental é de 99,4%, melhor que a da Austrália (97%) e do Canadá (98%), e, de todos os alunos que ingressam na 1ª série, 98,5% chegam à 5ª série — mais que na França (98%). Além disso, cerca de 95% da população tem acesso a saneamento, porcentagem equivalente à da Hungria".