«مَا تَرَكْتُ بَعْدِي فِتْنَةً أَضَرَّ عَلَى الرِّجَالِ مِنَ النِّسَاء»

sábado, novembro 20, 2004

Poder do Estado vs Poder do Mercado

Mais uma vez o bom senso expresso na "Constituição dos Atenienses".

"Sorteiam-se dez inspectores de mercado cujas funções são [...] supervisionar todos os artigos postos à venda a assegurar que não haja misturas nem falsificações; zelar para que os tocadores não sejam contratados por mais de duas dracmas, caso várias pessoas disputem os seus serviços tira-se à sorte, mantendo assim o preço justo; garantir que o grão é comercializado a preço justo no mercado, bem como proporcionalmente a farinha e o pão[...]"
Convém referir que a "Consituição dos Atenienses" não é um tratado político da autoria de Aristóteles. De facto, trata-se apenas de uma recolha histórica das constituições que vigoraram em Atenas e uma análise comparativa da que estava em vigor no tempo do Estagirita. Este processo foi aliás realizado no Likeus (academia de Aristóteles) para as contituições das várias cidades da Magna Grécia.
Assim, as precauções contra a injustiça indiscriminada do livre mercado não eram necessariamente novidades da autoria do grande filósofo, mas antes conclusões a que os gregos chegaram após várias gerações de apuramento económico.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que a palhar marxista afirma, o mercado não nos remete para um darwnismo económico onde vigora a lei do mais forte.O mercado é em si uma ideia e uma contrucção política que precisa de uma autoridade pública para o legitimar e fazer funcionar.O próprio Adam Smith sempre aceitou e defendeu um estado forte e eficaz para que a ideia de mercado fosse ixequível.Ao contrário do que a retórico generalizada afirma, uma sociedade de economia liberal exprime um pensamento e uma ideia politica que proclama à autonomia das pessoas e a defesa da sua realização pessoal.Não se trata da ausência de política. Politicamente falando, são tão legitimas as opções de matriz liberal como a escolha por um estado socialista.
O antagonismo mercado vs estado é, por isso, completamente falso e assenta na falsa ideia de que o estado é, obrigatóriamente, uma entidade redistribucionista e paternalista.
Mas que fazer? Trezentos anos após a revolução Francesa e ainda se prepetuam os maiores tiques jacobinos.

9:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home