«مَا تَرَكْتُ بَعْدِي فِتْنَةً أَضَرَّ عَلَى الرِّجَالِ مِنَ النِّسَاء»

terça-feira, dezembro 07, 2004

Conquista?

Lamentação de Álvaro, cristão de Córdoba em 854, citado por Adalberto Alves:
"Os nossos jovens cristãos, com os seus ares finos e fala fluente, lêem a poesia e os contos árabes, estudam os textos dos teólogos e filósofos maometanos, não para os contestarem, mas para aprenderem a exprimir-se em árabe com maior correcção e elegância.
[...]
Quem de entre ele estuda os evangelhos, os profetas e os apóstolos?
[...]
Lêem e estudam com zelo os livros árabes, construindo grandes bibliotecas, muito dispendiosas, e proclamando em voz alta que esta literatura é digna de admiração."
Posto assim, não me parece uma conquista; antes amor à primeira vista.

2 Comments:

Blogger mfc said...

Os árabes até às cruzadas e à Reconquista, sempre foram tolerantes!
O que se passou desde então??
Não será culpa da dita "civilização" ocidental?

10:40 da tarde  
Blogger JD said...

Os Cristãos, depois da conquista, interesseiramente, foram tolerantes durante certo tempo. Tinham de o ser porque na península não havia intelectuais cristãos, não havia bons agricultores cristãos, escrivães, médicos, juízes, etc. Não houve outro remédio senão ser tolerante e aproveitar o que de bom havia no crescente (que, por sinal, era quase tudo). Mais tarde, quando já não havia necessidade, escorraçou-se toda uma cultura, tentou-se apagar toda e qualquer marca de uma civilização que foi, no fundo, quem deu o verdadeiro impulso à nossa renascença.
Não se conseguiu, porém. Cada vez mais surge o interesse pelo Al-Andaluz, pelos estudos árabes. Por outro lado, as lendas e fantasias são a prova de que não se consegue esconder uma separação artificial como a que foi operada. Os árabes foram, a sua sensibilidade ficou.

Ainda assim, seria um pouco precipitado dizer que os árabes aprenderam a intolerância com o mundo Cristão. O mundo cristão foi de facto muito mais intolerante que o mundo árabe é agora (sem qualquer dúvida), mas deve-se referir que o Al-Andaluz mouro ruiu por culpa própria. Havia todas as condições para essa grande cultura continuar na península, os Cristãos estavam muito enfraquecidos. Foi a ganância e a falta de tacto militar dos árabes que os fez perder estas terras e nos deixou esta saudade.

As lutas entre famílias rivais foram astuciosamente aproveitadas por AfonsoVI de Leão e deu-se o colapso militar.

1:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home